26 de julho de 2010

"Humano, demasiado humano"

Eu queria entender porque as celulites que todo mundo já sabia que a Carolina Dieckman tem e a gente até já tinha visto viraram notícia de novo. Alguém aí conhece uma mulher que não as tenha? É escárnio, né? É o conforto de saber que alguém considerado de alguma forma um modelo tem os mesmos defeitos que a gente.

Mas alguém aí acha que os nossos modelos não tem (sem acento mesmo, viu?) os defeitos que a gente tem? Tem, gente. Isso é óbvio. Podem tê-los em menor ou maior quantidade, mas os tem. Fato. Ok, eu não disse nenhuma novidade até agora. Mas se as celulites da Carolina também não são novidade, por que elas figuram entre as celulites mais lidas da globo.com?

Não há nada de bizarro, não há nada de anormal, não há nada de nojento, não há nada de esquisito. Elas estão lá, como estão nas pernas/bundas de TODAS AS MULHERES DO PLANETA. "Humano, demasiado humano", já diria Nietzsche, que nunca foi casado, mas deve ter conhecido pelo menos as celulites de sua irmã, Elizabeth.

Pois então se somos humanos, demasiado humanos, deve ser por isso que temos algum mórbido prazer de ver a desgraça alheia, a infelicidade do outro. Em algum nível, todo mundo sentiu, sente e sentirá esse prazer: o de rir da dor do outro. Tudo bem que as celulites de Carol - intimidade dá pra fingir sim, viu, Zélia Duncan? - não devem doer nela. Mas apontá-las fazendo disso motivo de chacota talvez a incomode.

Então o exercício do dia de hoje, para mim, é o de tentar ser feliz com a felicidade do outro. Não para convencer os outros de que sou uma pessoa boa, mas para tentar, de alguma maneira, ser essa tal pessoa boa que eu não sou na essência. Sim, porque ninguém é lá muito bom na essência e a crueldade infantil que a gente se esforça pra abandonar quando cresce é prova disso.

Um comentário:

Ah... disse...

Ser solidário na derrota é sempre mais fácil, darling. Conviver com o sucesso alheio é um exercício constante de evolução, humildade e desapego.
=]

Só digo mais uma coisa: mulher sem celulite? É travesti!