20 de agosto de 2010

Manifesto pela boa educação no elevador

Esse é um texto sobre elevador. Aliás, é um Sobre educação e boas maneiras no elevador.

Esta semana me deparei com um novo, pelo menos para mim, tipo de falta de educação. Antes de eu e uma senhora sairmos do elevador aqui do prédio, uma pessoa se colocou na frente da porta e entrou. Sim, minha gente, esse ser humano (?) ENTROU NO ELEVADOR ANTES QUE A GENTE DESCESSE.

Aí eu me pergunto: o que leva uma pessa a fazer isso? A pressa? Não justifica. Ele teria que esperar que eu e a senhora saíssemos antes de poder subir. Se ele era cego? Não, não era. Para mim, só tem uma explicação. A falta de educação generalizada a que estamos nos acostumando. Estamos?

Eu sou de um tempo (tenho apenas 30, tá?) em que a gente tomava umas boas palmadas (e ninguém discutia se isso era agressão aos direitos de crianças e adolescentes) se elevássemos o tom de voz para nossos pais. Mas nem é a esse tipo de "infração" que estou me referindo.

Gostaria apenas de relembrar às pessoas que, para conseguirmos continuar convivendo, precisamos nos esforçar, ainda que contra o nosso ímpeto animal, a sermos mais GENTIS e EDUCADOS.

a) Como é possível que uma pessoa entre no elevador e feche a porta mesmo percebendo que outra se aproxima a menos de 10 metros de distância?

b) Como pode alguém querer entrar no elevador antes que as pessoas que já estão dentro dele saiam?

c) O que leva uma pessoa a colar chiclete no cantinho do espelho do elevador que ela usa todos os dias?

d) O que faz com que alguém queime, sim, QUEIME o fio do interfone dentro do elevador?

e) Por que um ser humano (? de novo) faz de conta que NÃO OUVE o bom dia que recebe DENTRO do elevador, aquela caixa de metal com 2 m² de área?

f) Por que alguém que mora no 12º andar PEIDA no elevador enquanto ele desce? Será que essa pessoa não imagina que entre o 12º andar e o térreo outros moradores também entrarão na caixa metálica abafada pelo odor exalado de suas entranhas?

Depois disso tudo você pode achar que eu moro na Faixa de Gaza das boas maneiras, mas não é isso. Pare e pense: você já passou por alguma das situações acima ou já foi autor de uma delas? Não seria melhor viver num mundo sem isso? Fica a dica para todos nós.

Como hoje é sexta-feira, o melhor dia de todos os tempos da última semana, não custa rir...

Nenhum comentário: