23 de novembro de 2006

TV Aperipê? É só fazer as contas...

Como na barra lateral, na seção "Bom para fazer hoje", eu indiquei para quem vai ficar em casa a a entrevista que a direção da Casa Curta-SE vai dar sobre a mostra Humor à Francesa, que começa amanhã no MovieCom, resolvi dar uma entradinha no site da TV Aperipê pra ver a quantas anda (para quem não mora aqui em Sergipe, a TV Aperipê é local e mantida pelo governo do Estado).

Uma decepção. Há três coisas bacanas na home: você pode assistir ao que está passando na TV ou ouvir os programas de rádio AM e FM do Sistema Aperipê de Comunicação. Todo o resto são nomes e fotos da diretoria, links para os sites governamentais, noticiosos ou de variedades.

Dos 28 programas inclusos na grade de programação desta quinta-feira (23), apenas 6 são locais. Um deles, Batalha na TV, é transmitido em rede com a TV Cidade, então na minha conta não entra.

Somados os seis programas, notei que apenas 5 horas e 45 minutos do dia são utilizados para programação local, com direito a uma reprise do programa Aperipê Total, com duração de 1h45. Ou seja, quatro horas de programação inédita de verdade.

Tirando os 90 minutos do programa de Batalha, sobram apenas duas horas e meia de programação feita pela TV Aperipê. Pouco, não é?

E sabe do que mais? Eu acho que o site se atualiza automaticamente, já que não há mudança na programação semanal mesmo. Sabe porquê? Ou as pessoas são muito desatentas, ou estão muito ocupadas para corrigir ao menos os telefones da TV que constam no site. Eles ainda nem tem o 3 na frente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Você diz que é mantida pelo governo do estado, e quanto será que é destinado a manter esse site? Quero trabalhar lá!

Anônimo disse...

Antes da atual administração, a TV Aperipe não possuia nenhum programa local. Produzir tv em Sergipe ainda é difícil e caro. Ainda mais na Aperipe que não conta com anunciantes. Além do mais, a emissora é afiliada da Rede Brasil, TVE e Cultura, que exige a exibição de sua programação no estado. Dadas todas as diviguldades, acho que a Aperipe consegue e muito desenvolver um bom trabalho no estado. Destaque para os programas Palavriar, que chegou a ser elogiado pela Rede Cultura nacional, e Aperipe Memória e o jornalismo que conseguiu realizar um telejornal diário com Carlos França e Carlos Magalhães, veteranos do jornalismo no estado. Diante disso, fica minha indagação: sera que com o novo governo a Aperipe recebera a atenção que merece, ou passara a ser mais um cabide de emprego para o conhecido aparelhamento institucional do PT.

Rodrigo Rocha disse...

Sua indignação também é minha. O que se espera de uma TV pública é que ela produza programas de qualidade. E que bom que nós conseguimos fazer isso por aqui. Mas querer mais, se não for por usura, não é pecado. E nós precisamos de mais. Quanto às críticas partidárias, fico na expectativa de que teremos dias melhores com Marcelo Déda no governo.